CANDIDATURA CONJUNTA DOS EUA, MÉXICO E CANADÁ É FAVORITA A SEDIAR COPA DO MUNDO DE 2026

A candidatura de três países liderada pelos Estados Unidos para sediar a Copa do Mundo de 2026 e a do rival Marrocos foram aprovadas em avaliação técnica de suas instalações e infraestruturas, informou a FIFA em relatório nesta sexta-feira (01/6). No processo para aceitar os dois projetos a FIFA havia feito algumas ressalvas a Marrocos, que recebeu nota bem mais baixa que a dos concorrentes da América. Analistas apontam que Estados Unidos, México e Canadá, três sedes em uma, vão vencer o pleito.

A decisão de aceitar as duas candidaturas significa que a sede para a Copa-2026,  com 48 seleções, será escolhida no Congresso em 13 de junho, em Moscou, onde cada uma das 211 associações membros da FIFA possui um voto, desde que as duas candidaturas sejam carimbadas primeiro pelo Conselho da FIFA.

Os Estados Unidos estão se candidatando junto com o Canadá e o México e prometem um lucro de US$ 11 bilhões à FIFA.

“A Força-tarefa de Avaliação de Candidatura para 2026 determinou que ambas candidaturas se classificaram para nomeação pelo Conselho da FIFA”, segundo uma cópia do relatório vista pela Reuters.

“Isto é porque ambas candidaturas foram julgadas elegíveis com base em terem cumprido (ou ultrapassado) as exigências mínimas de hospedagem para a avaliação técnica da Copa do Mundo da FIFA 2026,”

A candidatura norte-americana recebeu um total de 4 sobre 5, enquanto a candidatura do Marrocos recebeu 2,7. Uma nota mínima de 2 é necessária para continuar na corrida.

“O dossiê marroquino foi aceito”, indicou à AFP Moncef Belkhayat, membro do comitê de candidatura e ex-Ministro dos Esportes do país.

“A força tarefa confirmou hoje a capacidade do Marrocos em organizar tecnicamente a Copa do Mundo de 2026. Toda nossa equipe vai se mobilizar para continuar o trabalho e conquistar uma vitória no dia 13 de junho em Moscou”, garantiu.

Os EUA receberam o torneio de 1994 e se candidataram sem sucesso para a Copa de 2022. O México recebeu as edições de 1970 e 1986.

O Marrocos já teve quatro candidaturas sem sucesso para sediar a Copa do Mundo.

Últimos processos eleitorais de escolha de sedes das Copas foram marcados por denúncias de corrupção, compra de votos e muita propina. Catar, próxima para da Copa em 2022, ainda é visto com desconfiança. A FIFA é pressionada a reabrir investigações sobre a escolha do país.

Por Luiz Antonio Prosperi – Carta Capital

 

galego novo dez 17

Autor: genteamericana

Militar, residente em Natal e Torcedor do Mecão

Deixe um comentário