ESTÁDIO DA COPA FOI ERGUIDO EM TERRENO COM BOMBAS E CORPOS DA 2ª GUERRA

Estádio da Copa foi erguido em terreno com bombas e corpos da 2ª Guerra
© REUTERS/Tatyana Makeyeva

Em pouco mais de um mês, as principais seleções do planeta disputarão a Copa do Mundo sobre um terreno onde estavam 386 bombas e restos mortais de soldados.A Arena de Volgogrado foi construída à beira do Rio Volga, onde há 75 anos os exércitos soviético e nazista travaram a batalha mais sangrenta e decisiva da Segunda Guerra Mundial, chamada na Rússia de Grande Guerra Patriótica.

O combate durou cinco meses, uma semana e três dias e vitimou quase 2 milhões de pessoas entre 23 de agosto de 1942 e 2 de fevereiro de 1943. Ficou conhecida como a Batalha de Stalingrado -nome que Volgogrado ostentou até 1961 em homenagem a Josef Stálin.

“Todo este terreno está sobre o que foi um campo de batalha”, disse Serguei Kamin, diretor do projeto e funcionário da construtora Stroitransgaz. “Antes de erguermos esta arena, estava aqui o antigo estádio de Volgogrado, que foi totalmente derrubado. Mas ele não era tão grande. Quando fomos cavar novas áreas, descobrimos todas estas bombas e ossadas de combatentes”, completou.

A menos de um quilômetro do estádio encontra-se o monte conhecido como Mamaiev Kurgan. A montanha que hoje abriga uma estátua de 85 metros da Mãe Pátria (Rodina Mat) e um grande monumento a todas os soldados soviéticos mortos, trocou de mãos por diversas vezes durante a Batalha de Stalingrado até ser dominada de vez pelos soviéticos.

Ao fim do combate, a cada metro quadrado do solo era possível encontrar entre 500 e 1.250 detritos de metal, das balas disparadas.

“A verdade é que toda nossa cidade, que precisou ser reconstruída, está sobre um campo de batalha, onde quase dois milhões de pessoas morreram. Com o estádio, não seria diferente”, disse Andrei Kosalapov, prefeito de Volgogrado.

Na noite de quarta-feira (9), a arena para 45 mil espectadores erguida ao valor de 16 bilhões de rublos (R$ 912 milhões) recebeu seu último jogo-teste antes do Mundial. Na final da Copa da Rússia, o Tosno derrotou o Avangrad Kursk por 2 a 1 e foi campeão.Pouco mais de 40 mil espectadores estiveram presentes em uma decisão que teve distribuição de entradas gratuitas.

A data da final foi escolhida pela União Russa de Futebol. O dia todo em Volgogrado -assim como no resto do país- foi marcado por comemorações do Dia da Vitória, referente ao triunfo dos Aliados sobre os Nazistas na Segunda Guerra.

Parada militar, homenagem aos veteranos, queima de fogos e milhares de pessoas prestando homenagens em uma verdadeira procissão ao Mamaiev Kurgan marcaram as festividades.Elas começaram já no domingo, com show de luzes na Rodina Mat, acompanhado por centenas de moradores do município e turistas.

Por onde se ande na cidade há lembranças da guerra. No centro, há a chamada Alameda dos Heróis e outros monumentos. Na estação de trens, esculturas simbolizando combates já dão às boas-vindas aos turistas.Na Copa do Mundo, Volgogrado será sede de quatro jogos, todos eles na primeira fase: Tunísia x Inglaterra (18/6), Nigéria x Islândia (22/6), Arábia Saudita x Egito (25/6) e Japão x Polônia (28/6).

Após o Mundial, o estádio de Volgogrado será casa da equipe local, o Rotor. Por isso, suas arquibancadas levam as cores azul e branca.O time, entretanto, corre enormes riscos de cair para a terceira divisão. No fim de semana, entrará na última rodada da segunda divisão na penúltima posição.Sua média de público é de 3,7 mil torcedores por partida. Isso, porém, não preocupa Andrei Bocharov, governador da região de Volgogrado.

“Nossa cidade ama o futebol. Ninguém tem dúvidas disso. Então não importa a divisão, sempre haverá gente para assistir aos jogos. Mas espero que em breve estejamos na primeira divisão”, afirmou.”Em 1943, logo após o fim da Batalha de Stalingrado, com a cidade destruída tivemos um jogo aqui. Isso mostra o amor pelo futebol”, completou.

A partida a que ele se refere aconteceu em maio daquele ano e envolveu o Traktor Stalingrado e o Spartak Moscou. O time da casa venceu o encontro que ficou conhecido como “a partida nas ruínas de Stalingrado”. (Folhapress).

 

galego novo dez 17

AMÉRICA FIRMA PARCERIA COM O DETRAN E GOVERNO DO RIO GRANDE DO NORTE

3652 img 0829
Foto: Canindé Pereira

Em reunião realizada no início da tarde desta quarta-feira (9), o América Futebol Clube firmou parceria com o Detran e o Governo do RN para o restante da temporada que consiste em ações publicitárias durante os jogos e nas mídias oficiais do Alvirrubro.

Em contrapartida, tanto o Mecão quanto os outros clubes representantes do Estado em competições nacionais receberão apoio financeiro para que possam honrar seus compromissos durante as disputas das respectivas competições.

“Temos que agradecer o Governador do Estado, Robinson Faria, e ao titular do Detran, Eduardo Machado, pelo apoio que nos tem dado. Sabemos a dificuldade que estamos tendo para continuar com nossa folha salarial em dia, tanto de atletas quanto de funcionários. Essa parceria veio em boa hora”, afirmou o vice-presidente Eliel Tavares, que representou a instituição juntamente a Ricardo Valério (Diretor Comercial), Douglas Chaves (Assessor da Presidência) e Antônio Neto (Assessor de Marketing).

Sobre a reunião, Eliel se mostrou bastante satisfeito com os rumos da conversa e prevê bons frutos para um futuro bem próximo.

“O Governador se mostrou bem aberto para sugestões e algumas ótimas ideias tratadas foram bem aceitas por ele e podem trazer muitos benefícios para os clubes e torcidas. Vamos aguardar o desenrolar das conversas e esperamos que tudo corra bem a favor de todos”, disse.

Além do América, Globo, ASSU e ABC também foram representados na reunião.

Fonte: América de Natal

galego novo dez 17

TORCEDORES BRASILEIROS SE PREPARAM PARA “INVADIR” A COPA DO MUNDO DA RÚSSIA

Resultado de imagem para torcedor da seleção brasileira

Mesmo antes de o técnico Tite anunciar a lista de convocados da seleção para a Copa do Mundo, vários brasileiros já estão contentes pela confirmação da presença na Rússia. A garantia veio para alguns deles pelos Correios com o documento essencial para assistir aos jogos nos 12 estádios da competição: a Fan ID.

A credencial de torcedor é gratuita e se trata de uma medida da segurança obrigatória para identificar quem vai ao país para ver a Copa do Mundo. Segundo o Ministério das Comunicações e dos Meios de Comunicação da Rússia, já foram emitidos mais de 500 mil documentos, dos quais cerca de 10 mil pedidos vieram do Brasil, oitavo país que mais fez solicitações.

O engenheiro civil Mário Cassapulas recebeu o documento em São Paulo no mês passado. “Foi fácil. Fiz o cadastro no site e optei por entregarem em casa. Levou mais ou menos um mês. Só precisei tirar uma foto com fundo branco, como é pedido, mas aceitaram uma ‘selfie’ mesmo”, contou.

O torcedor faz o pedido da Fan ID a partir de um código fornecido pela FIFA no momento da compra do ingresso. A entrega em casa não tem custos. Quem preferir, terá uma versão eletrônica como comprovante. A partir dela, o torcedor precisa fazer a retirada do crachá na Rússia ou nos centros de solicitações de vistos como consulados, por exemplo.

“Vou fazer a retirada aqui em São Paulo, em um dos pontos de distribuição. Foi fácil fazer a Fan ID. Eu me programei com antecedência e em setembro já comprei os bilhetes para viajar de trem”, afirmou o estudante Pedro Jamil Atallah.

A Fan ID é um crachá com a foto do torcedor e, principalmente, o nome escrito tanto no alfabeto romano como no cirílico. Nenhuma outra edição da Copa do Mundo exigiu uma credencial para torcedores. Na Copa das Confederações do ano passado, a identificação foi testada. Cerca de 480 mil torcedores pegaram o documento. O crachá tem como vantagens o direito a viagens gratuitas em trens e transporte público em dias de jogos. O documento também libera a entrada na Rússia sem necessidade de visto entre um período de 10 dias antes do Mundial e após o dia da final.

Apesar disso, o Fan ID não dispensa o brasileiro de carregar sempre outros dois documentos. Quem for à Rússia vai precisar primeiramente do cartão migratório, geralmente entregue pelas companhias aéreas, e o registro migratório.

Este último requer mais atenção. Se a hospedagem do turista for um hotel, o próprio estabelecimento cuida da procedimento. Quem ficar em outro tipo de acomodação, precisará procurar as autoridades para se registrar. “Eu e minha mulher alugamos um apartamento e os proprietários se encarregaram de nos levar para uma delegacia para tirar o documento”, explicou o publicitário Sebastião Pereira.

Estadão Conteúdo

galego novo dez 17

POR PROFUT, GOVERNO FISCALIZA BALANÇOS. HÁ CLUBES DA SÉRIE A COM PROBLEMAS

flameng - Rodrigo Mattos: “Por Profut, governo fiscaliza balanços. Há clubes da Série A com problemas”

A APFUT (Autoridade Pública de Governança do Futebol) já iniciou a fiscalização de balanços de clubes de futebol e se prepara para, em seguida, iniciar procedimentos administrativos contra aqueles que descumprirem a Lei do Profut. Não se fala em nomes oficialmente. Em levantamento, o blog constatou problemas nas contas de Vasco, Fluminense, Internacional e Vitória sob o ponto de vista da legislação.

Os procedimentos administrativos podem levar eventualmente a exclusão dos clubes do programa Profut, que refinancia os débitos dos times. Isso significaria que suas dívidas integrais com o governo seriam cobradas de uma vez, sem os descontos que foram dados em multas pelo governo federal. Mas deve haver um processo longo até chegar a isso.

Estamos começando a receber os balanços e estamos analisando. Caso constatemos irregularidades, vamos notificar os clubes e iniciar procedimentos administrativos”, afirmou o presidente da Apfut, Luiz André Mello. ”A partir daí, pediremos ao clube para mostrar uma plano de ação em 180 dias (para se adaptar a lei). E vamos acompanhar e fiscalizar a execução.”

Mello não fala sobre nenhum clube especificamente. Todos os procedimentos são tratados em sigilo. ”Tinha indícios de descumprimento em clubes da Série A. Se houver (desrespeito à lei), vamos fazer procedimentos”, completou.

Por conta própria, o blog fez um levantamento nos balanços de acordo com a Lei do Profut. Constatou que há dados que indicam descumprimento da lei em Vasco, Internacional, Fluminense, Vitória e Sport. O clube pernambucano, no entanto, não está no Profut e portanto não está submetido às regras.

Entre as obrigações, está ter um déficit de até 10% da receita do ano anterior. No caso dessa primeira fiscalização, vale o déficit de 2017 e a receita de 2016 portanto. Os quatro clubes não cumpriram essa determinação.

O Fluminense teve um déficit em 2017 de R$ 79,4 milhões. Isso representa 27% de sua receita do ano anterior de R$ 293 milhões. Além disso, o Fluminense não publicou o balanço dentro do prazo e suas demonstrações financeiras não foram auditadas, outra das obrigações previstas na lei.

A diretoria do Fluminense tem conversa com a Apfut e dado explicações para sua situação financeira. Isso não significa, no entanto, que está livre de punição. O clube terá de mostrar um plano de como vai se recuperar para cumprir as obrigações.

Outro caso é do Vasco. O déficit vascaíno foi de R$ 23 milhões, o que dá 10,8% da sua receita do ano de 2016. O pior problema, no caso do alvinegro, é outro. O balanço mostra que havia dívida de R$ 27 milhões em parcelas vencidas do Profut. Pela regra, três meses implicam em exclusão e esse valor é maior do que de três parcelas. Há ainda salários e FGTS em aberto, o que a lei não permite.

Assim como o Fluminense, a diretoria do Vasco já mostrou disposição de negociar com a Apfut para estabelecer uma fórmula para quitar os atrasados. Seu balanço indica que pretende usar depósitos judiciais.

Já o Vitória teve um déficit de R$ 59,8 milhões, o que representa 53% da receita de R$ 112 milhões do clube em 2016. No caso do Internacional, o déficit foi de R$ 62,6 milhões. Isso significa 21,4% da receita de 2016 de R$ 292,7 milhões.

Todos os quatro clubes tiveram trocas de presidentes nesta virada do ano, ou na anterior, isto é, no final de 2016. O presidente do Vasco, Alexandre Campello, é o que assumiu mais recentemente.

Não foi possível ao blog verificar dados como restrição de antecipação de receita a 30% ou custo percentual da folha de futebol porque isso exigiria informações além das disponíveis no balanço.

Constatada a irregularidade, a APFUT terá de fazer alguma sanção ao clube, mas não necessariamente a exclusão do programa. Há uma tendência a induzir a governança para que o clube se enquadre e, se isso não ocorrer, uma medida mais radical.

Se não cumprir, vai ter punição. Pode ser uma notificação ou pode levar até a exclusão”, contou Luiz André Mello. Ele lembrou que o programa da Uefa de fair play para clubes tem maior flexibilidade, propondo medidas corretivas no clube. Mas, no Brasil, há uma lei a ser seguida.

Reprodução: Blog do Rodrigo Mattos | Uol Esporte

galego novo dez 17

FACEBOOK COMPRA DIREITOS DA LIBERTADORES E VAI TRANSMITIR JOGOS

Facebook compra direitos da Libertadores e vai transmitir jogos

A partir do ano que vem, será possível assistir aos jogos da Libertadores pelo Facebook. A rede social adquiriu os direitos de transmissão da competição, num contrato válido de 2019 e a 2022, segundo informou a “Folha de S.Paulo”.

O Facebook vai exibir ao vivo e gratuitamente uma partida por semana aos seus usuários.

Os direitos de transmissão da Libertadores para a TV continuam com o Grupo Globo (canal aberto) e com o Fox Sports (canal fechado). O SporTV também poderá exibir algumas partidas, mas sempre respeitando a Fox, que tem a preferência.

Fonte: Notícias ao Minuto

galego novo dez 17

NEYMAR JÁ NEGOCIA COM O REAL MADRID, AFIRMA JORNAL ESPANHOL

Neymar já negocia com o Real Madrid, afirma jornal espanhol

O jornal espanhol “AS” publicou uma “bomba” nesta quarta-feira (9). Segundo o diário, Neymar recebeu, por duas vezes, um emissário do Real Madrid no Brasil enquanto ele esteve no país se recuperando da fratura no pé direito.

A reportagem afirma que a negociação custaria aos cofres do time merengue 260 milhões de euros, algo em torno de R$ 1,099 bilhão.

Neymar foi contratado pelo Paris Saint-Germain junto ao Barcelona no ano passado. O clube parisiense desembolsou 222 milhões de euros, transformando a transação na maior da história do futebol.

O craque brasileiro voltou a Paris na última sexta para finalizar nas dependências do clube o processo de recuperação.

 

galego novo dez 17